Pai de Elias se entende com Sporting, e processo na Fifa será retirado
O imbróglio envolvendo Elias e Sporting não vai se arrastar na Fifa. Nesta quarta-feira, no site oficial do clube português, foi divulgado que o pai e empresário do volante do Flamengo, Eliseu Trindade, se reuniu com dirigentes da agremiação e as duas partes chegaram a um entendimento, evitando, assim, o desgaste na entidade máxima do futebol mundial.
Elias, que foi contratado pelo Sporting em 2011 e emprestado ao Flamengo no início deste ano, havia acionado na Fifa o Sporting, cobrando direitos de imagem atrasados. Os portugueses, por sua vez, negavam a dívida e afirmavam que o único débito com o volante se referia ao contrato de direito de imagem que foi rescindido.
- Ficamos muito satisfeitos com o desfecho das negociações. Entramos em acordo com os dirigentes do Sporting e ficou decidido que ambas as partes vão encerrar as ações que correm na Fifa. Com isso, ficamos mais tranquilos para começarmos a traçar os planos para o futuro. Voltarei ao Brasil nos próximos dias, conversarei com Elias e a partir de agora poderemos começar a analisar todas as possibilidades. Mas tudo será decidido em comum acordo com o Sporting. Vou procurar os dirigentes do Flamengo para saber oficialmente se eles desejam a permanência do Elias e os termos para que isso aconteça - disse Eliseu Trindade.
O acordo é visto como positivo no Flamengo, que não queria tratar a negociação para a permanência do volante à revelia do Sporting. Agora a situação está nas mãos da alta cúpula rubro-negra, e as conversas de Eliseu com o Flamengo estão adiantas. Porém, com o acordo, tanto o jogador quanto o Sporting podem negociar também com outros times.
O acordo é visto como positivo no Flamengo, que não queria tratar a negociação para a permanência do volante à revelia do Sporting. Agora a situação está nas mãos da alta cúpula rubro-negra, e as conversas de Eliseu com o Flamengo estão adiantas. Porém, com o acordo, tanto o jogador quanto o Sporting podem negociar também com outros times.
Mas o Flamengo trata como positivo o entendimento de Elias com os português por um motivo. De acordo com estudos realizados pela diretoria, em parceria com um escritório jurídico especializado no tema, a tendência era que a Fifa, em um primeiro momento, decidisse pela liberação de Elias. Este ato, no entanto, não significaria ganho de causa ao jogador, mas, sim, um tempo maior para análise de toda situação. Sendo assim, se a entidade decidisse no futuro que o Sporting é quem está correto na ação, o Flamengo estaria automaticamente obrigado a ser solidário ao volante no pagamento de um valor, a ser estipulado pelo órgão, ao Sporting.
O meio-campista tem contrato com o Sporting até 2016. O clube europeu ainda detém 50% dos direitos econômicos do atletas. A outra metade pertence a um grupo de investidores.
O contrato com o Flamengo termina no fim deste ano e a diretoria carioca temia que um processo na Fifa se arrastasse e atrapalhasse a contratação em definitiva do jogador, uma das prioridades dos dirigentes.
Veja trecho da nota no site do clube português:
Ficou estabelecido que tanto o jogador Elias, através do seu representante, como o Sporting, vão desde já tomar as medidas necessárias para retirarem os processos que interpuseram na FIFA.
O Sporting e Eliseu Trindade estão neste momento alinhados e concentrados para em conjunto encontrarem a melhor solução que defenda os interesses do atleta e do Sporting.
Comentarios