Header Ads

Entorno é a parte mais atrasada do Maracanã


Evento Teste Maracanã

A prefeitura do Rio de Janeiro começa a testar nesta noite o novo esquema de chegada e saída dos torcedores do Maracanã. A principal novidade é a interdição entre às 16h e 22h do viaduto Oduvaldo Cozzi, trecho que liga a Avenida Radial Oeste à Avenida Maracanã.


A princípio, a interdição do viaduto, usado por carros oriundos geralmente da Zona Sul e Centro, será para a Copa das Confederações e a Copa do Mundo 2014. Mas a prefeitura já adiantou que a idéia, se funcionar, passará a vigorar em todas as partidas no estádio.

– Pedimos que os torcedores usem trem até São Cristóvão e, ao sair, poderão caminhar tranquilamente pelo viaduto até o estádio – disse o secretário municipal de Transporte, Carlos Roberto Osório.

A distância calculada para a caminhada é de 400 metros. Outra recomendação da prefeitura é a de que o metrô também seja usado, com o desembarque na estação Maracanã. O uso de veículos particulares está proibido, assim como os estacionamentos no entorno do estádio permanecerão fechados.


– Os estacionamentos vão funcionar. Mas, em partidas da Fifa, somente carros credenciados terão permissão para furar a barreira. Ônibus não é uma boa opção – contou o secretário de Transporte.

Além das mudanças de mobilidade, um total de R$ 109,5 milhões serão investidos no projeto Parque Maracanã. O objetivo é o de transformar o entorno em uma área de lazer e prática de esportes.

No primeiro trimestre de 2014, uma passarela será erguida para ligar o estádio à Quinta da Boa Vista.


MUDANÇAS ATÉ RIO-2016

As mudanças promovidas pela prefeitura no entorno do Maracanã seguirão até 2016. Mas hoje já será possível notar a conclusão das calçadas em frente à estátua do Bellini e à Torre de Vidro. Um total de 13 palmeiras de 12 metros de altura já foram plantadas em frente à estátua e receberam o nome de "Palmeiras do Zagallo". No total, a previsão é a de que seja plantadas 122 palmeiras e 203 árvores nativas.

A iluminação do entorno será toda transformada em LED. São 266 luminárias e 59 projetores de vapor metálico. Para a Copa, a prefeitura prepara terrenos do lado da Quinta da Boa Vista, que servirão de apoio. Nesses locais existiam instalações do Exército que foram compradas e demolidas. Ao fim da Copa será erguido um parque.


O QUE MUDA

Interdição
Fechamento das principais ruas ao redor do estádio entre às 16h e 22h.

Viaduto 
A interdição do viaduto Oduvaldo Cozzi servirá para que o público possa ir a pé da estação de trem São Cristóvão

Ônibus
Um total de 54 linhas terão seus itinerários modificados

Agentes da prefeitura:490

Painéis de informação
38 telões

Veículos
São 25 motos, 15 reboques, 22 veículos operacionais e dois caminhões-depósito

Câmeras
A área do Maracanã será monitorada por um total de 42 câmeras

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.