Header Ads

Mercado da bola : Jogadores bons e baratos que o Flamengo poderia contratar

Em meios a tantos problemas internos, deficiências em seu elenco, e o famoso e 'eterno' clima pesado na diretoria. O Flamengo tenta encontrar reforços para o Campeonato Brasileiro que tem o seu início em Maio. Alguns jogadores foram procurados sem nenhum sucesso (Juan, Naldo...). Outros estão conversados com o clube (Cáceres), e alguns ainda são pretensões da diretoria (Renato Augusto e Diaz).

É perda de tempo sonhar com um jogador que quer cumprir o seu contrato, e recusou propostas várias vezes. Além de estar velho, não acho que seria uma boa alternativa para a zaga do 'Maior do Mundo'.
Como o mercado europeu está fechado, o Flamengo só contaria com possíveis reforços quando a janela fosse aberta novamente. E o Flamengo não tem esse tempo todo para esperar, convenhamos.
Com o vexame no torneio da América, a diretoria rubro-negra (falha e imprestável) resolveu se desfazer de alguns jogadores encostados no clube, e negociar outros. Para mim, Gustavo, Rodrigo Alvim e o Maldonado já passaram tempo demais na equipe, sem corresponder a chance que tiveram. Dispensa, economiza, e repõe. 

Vemos na Libertadores e nos Estaduais muitas alternativas, diria excelentes e imediatas, para resolver muitas das carências desse elenco (que não são poucas).

A seguir uma lista de jogadores que acredito que não seriam grandes problemas de negociação, e que possuem características dignas de vestir um Manto Sagrado:

Zagueiros: 
Neto (Guarani): Um dos responsáveis pela ótima fase da defesa do Guarani. É um excelente jogador. Tem 25 anos, Com 1,94 m de altura e 93 kg, revelado pelo Vasco da Gama. Com bom toque de bola e jogo aéreo eficiente, Neto tem se firmado como o "xerife" da zaga bugrina.

Emerson (Coritiba): Atualmente tem 29 anos. No clube paranaense, se tornou um dos grandes destaques do time. Titular absoluto, no ano de 2011 conquistou o Campeonato Paranaense de forma invicta (sendo também eleito o melhor zagueiro da competição), o recorde mundial de vitórias consecutivas (fazendo inclusive o gol da vitória que garantiu o recorde ao Coxa); o vice-título da Copa do Brasil, e chegando a sua primeira convocação para a Seleção Brasileira.


Volantes: 
Matías Rodríguez (Universidad de Chile): Um dos destaques de La U está a um passo da seleção argentina. E como lateral-direito. O argentino Matias Rodríguez é mais um caso de jogador polivalente. Dependendo do esquema, pode atuar mais pelo flanco ou mais centralizado. É lateral e volante – até como zagueiro já atuou. Aos 26 anos, tem passagens por dois dos principais clubes do continente: o Boca Juniors, da Argentina, e o Nacional, do Uruguai.

Pablo Ledesma (Boca Juniors): A tradição da linha de quatro meio-campistas na Argentina permitiu que Pablo Ledesma ganhasse características tanto de marcação quanto de criação. Pode jogar como segundo volante ou como articulador mais recuado. Faz muitos gols. É especialista em jogadas de bola parada. Aos 28 anos, é um jogador muito experiente, com passagem de três anos pelo futebol italiano, no Catania. Tem nove títulos pelo Boca, incluindo uma Libertadores.


Meias:
Macnelly Torres (Nacional-COL): Costuma jogar de frente para o gol, controlando as principais ações ofensivas do time. Macnelly é dono de lançamento preciso e passes que deixam seus companheiros na cara do gol. Apesar de também cair pelos lados do campo, geralmente frequenta a faixa central. Arrisca chutes potentes de fora da área com o pé direito e já deu trabalho ao Palmeiras quando defendia o Colo Colo. Aos 27 anos, também rodou por Junior Barranquilla e Cúcuta, da Colômbia, e San Luís, do México. Foi especulado em alguns clubes brasileiros, mas ficou marcado por uma polêmica declaração sobre o interesse do Vasco, questionando a grandeza do time carioca. Também foi apontado na mídia chilena como pivô de uma dicussão com o treinador do Colo Colo, o argentino Diego Cagna.

Renato Cajá (27 anos, meia da Ponte Preta): O maestro da Macaca reúne as características esperadas para um camisa 10 clássico. Canhoto, tem boa visão de jogo e é capaz de resolver a partida em único lance, com uma finalização precisa ou um lançamento na medida. Já teve chances em grandes clubes: foi bem no Botafogo, mas deixou a desejar no Grêmio. Com direitos fixados em cerca de R$ 3 milhões, Cajá pertence ao Guangzhou Evergrande (mesmo clube de Darío Conca), da China, com quem tem contrato até 2015. Os chineses, porém, já demonstraram interesse em negociá-lo para abrir uma vaga de estrangeiro. A Ponte, que fica com o jogador por empréstimo até 31 de maio, tenta mantê-lo, mas a concorrência promete ser forte.

Damián Lizio (Bolívar): Rápido, usa a habilidade com o pé direito para se desvencilhar dos adversários em um pequeno espaço. Cai bastante pelos lados do campo e parte para cima sempre com dribles curtos. Uma das principais jogadas é a chegada pela lateral, seja direita ou esquerda, penetrando na área e buscando um companheiro em boa condição. Apesar dos 22 anos, já passou por River Plate, Córdoba e Anorthosis, além do Bolívar.


Atacantes:
Dorlan Pabón (Nacional-COL): Seja jogando como meia de chegada à frente, seja atuando como atacante, Dorlan Pabón mantém uma característica: a capacidade de fazer gols. Ele é o artilheiro da Libertadores de 2012, com sete gols, e foi um dos alicerces do Atlético Nacional, clube que defende desde 2010, na boa campanha da primeira fase. O jogador colombiano alia velocidade, força e chute potente. E é jovem: 24 anos. Pode ser um grande achado para os clubes brasileiros. Tem passagens pela seleção de seu país.

Existem também boas opções fora da Libertadores, e particularmente apostaria em uma para o ataque:

Suazo (Monterrey): Tem 31 anos, atua na Seleção Chilena e é uma ótima opção para o ataque do Flamengo. A diretoria já teve contato com o jogador no início do ano, mas após a contratação do Vágner Love, não houve mais conversa entre o time e o seu empresário. É muito forte em presença de área, e eu apostaria nele.
Atualmente, Suazo é um dos principais jogadores do Chile. Estreou pela Seleção Chilena em 2005, e sua primeira competição oficial foi a Copa América de 2007, onde marcou três gols. O Chile foi eliminado pelo Brasil nas quartas-de-final, após uma sonora goleada por 6x1, sendo o único gol do Chile marcado por Suazo.
Foi o grande jogador da sua equipe nas eliminatórias sul-americanas para a Copa do Mundo 2010, garantindo a vaga chilena no Mundial e conquistando a marca de artilheiro das eliminatórias.

Fica aqui a minha opinião sobre as contratações possíveis para a disputa do Campeonato Brasileiro. Vocês concordam? Espero que sim. Deixem nos comentários a sua opinião. 
Ah! Sou novo por aqui, espero que tenham bastante paciência comigo, 'rsrs'. Um prazer trabalhar para vocês, e espero que todos gostem da minha presença.
Rubro-Negro sempre. Isso é Somos Flamengo !

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.