Header Ads

Nado Sincronizado


 Considerado Esporte Olímpico desde 1984, o nado sincronizado surgiu no Flamengo por volta de 1979, com a professora Ana Maria Lobo. Com movimentos perfeitos, o ballet aquático encanta adultos e crianças. O clube tem tradição no esporte e entre suas principais atletas estiveram Isabela Nunes, que participou do Mundial de 82 em Guayaqiul, Eric Mc David, Fernanda Varanhão, Raquel e Vanessa Veloso, e Giovana Stephan.

No Mundial de Esportes Aquáticos de 2009, disputado em Roma, o Flamengo era ampla maioria na Seleção. Além de Giovana, Camila Ururahy, Glaucia Heier, Joseane Martins, Lorena Molinos e Michelle Frota representaram muito bem o Mengão nas piscinas italianas. Foi o maior número de participação em finais já conquistadas pela equipe brasileira em uma edição do Mundial da Fina.

Foram seis finais alcançadas, assegurando participação inédita na final da prova de solo técnico, um feito histórico da modalidade para o Brasil.

E, atualmente, o Flamengo permanece como grande maioria na seleção brasileira. Das 12 atletas, sete são rubro-negras (Lorena Molinos, Giovanna Stephan, Michelle Frota, Daniella e Gabriella Figueiredo, Maria Eduarda Pereira e Joseane Martins).

Em ano de Pan-Americano e que antecede às Olimpíadas de Londres - 2012, os treinos das técnicas Roberta Perillier e Maura Xavier têm sido intensificados no Parque Aquático Fadel Fadel, sede da Gávea.

Em 2010, a equipe rubro-negra provou o porquê ser maioria na seleção brasileira ao conquistar mais um título brasileiro. Com o tema Fúria de Titãs, o Flamengo garantiu o título de campeão brasileiro na prova de Equipe Livre ao totalizar 819 pontos na contagem geral.

A partir de outubro, o sincronismo e carisma das meninas poderão ser vistos durante as disputas do Pan-Americano de Guadalajara.

Peculiaridades
Por se tratar de um esporte submerso, é necessário que a aparelhagem de som (cassete, CD) contenha alto falantes sub aquáticos. Gestos precisos, delicados e cheios de sensualidade são os requisitos básicos da modalidade que é composto por quatro tipos de prova.

Figuras: Quatro exercícios técnicos (de doze) com diferentes graus de dificuldade. Geralmente, os exercícios são sorteados dois dias antes das provas e executados individualmente. O total dessa pontuação é somado com o total da pontuação de rotina (coreografia). O atleta deve usar maiô preto e toca branca. Nas provas de rotina (coreografia), os maiôs podem ser bordados ou não, contribuindo para o brilho das atletas dentro d\'água.

Solo: Coreografia (rotina) executada por uma única atleta. Existe a rotina técnica (coreografia com elementos obrigatórios e que em muitas competições substitui a prova de figuras) e a rotina livre (coreografia com movimentos livres, onde a capacidade de surpreender os juízes conta muito).

Dueto: Rotina executada com duas atletas, onde valem pontos a sintonia da dupla.
Equipe: Rotina executada no máximo com oito atletas e no mínimo com quatro atletas. 

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.