Nado Sincronizado
Em ano de Pan-Americano e que antecede às Olimpíadas de Londres - 2012, os treinos das técnicas Roberta Perillier e Maura Xavier têm sido intensificados no Parque Aquático Fadel Fadel, sede da Gávea.
Em 2010, a equipe rubro-negra provou o porquê ser maioria na seleção brasileira ao conquistar mais um título brasileiro. Com o tema Fúria de Titãs, o Flamengo garantiu o título de campeão brasileiro na prova de Equipe Livre ao totalizar 819 pontos na contagem geral.
A partir de outubro, o sincronismo e carisma das meninas poderão ser vistos durante as disputas do Pan-Americano de Guadalajara.
Peculiaridades
Por se tratar de um esporte submerso, é necessário que a aparelhagem de som (cassete, CD) contenha alto falantes sub aquáticos. Gestos precisos, delicados e cheios de sensualidade são os requisitos básicos da modalidade que é composto por quatro tipos de prova.
Figuras: Quatro exercícios técnicos (de doze) com diferentes graus de dificuldade. Geralmente, os exercícios são sorteados dois dias antes das provas e executados individualmente. O total dessa pontuação é somado com o total da pontuação de rotina (coreografia). O atleta deve usar maiô preto e toca branca. Nas provas de rotina (coreografia), os maiôs podem ser bordados ou não, contribuindo para o brilho das atletas dentro d\'água.
Solo: Coreografia (rotina) executada por uma única atleta. Existe a rotina técnica (coreografia com elementos obrigatórios e que em muitas competições substitui a prova de figuras) e a rotina livre (coreografia com movimentos livres, onde a capacidade de surpreender os juízes conta muito).
Dueto: Rotina executada com duas atletas, onde valem pontos a sintonia da dupla.
Equipe: Rotina executada no máximo com oito atletas e no mínimo com quatro atletas.
Comentarios