O Maracanã
O Estádio do Maracanã que tem como nome oficial Estádio Jornalista Mário Filho, é um estádio de futebol localizado no Rio de Janeiro e inaugurado em 1950, sendo utilizado na Copa do Mundo daquele ano. Desde então o Maracanã foi palco de grandes momentos do futebol brasileiro e mundial, como o milésimo gol de Pelé, finais do Campeonato Brasileiro de Futebol, competições internacionais e partidas da Seleção Brasileira de Futebol. Porém, este estádio foi ganhando também um caráter multiusos ao receber outros eventos como shows e partidas de outros esportes, como o Vôlei. É um dos locais de competição dos Jogos Pan-Americanos de 2007, recebendo o futebol, e as cerimônias de abertura e encerramento. A capacidade atual do estádio é de 95.000 espectadores.
Sua construção foi muito criticada na época, pois era considerada uma obra faraônica e impossível de ser realizada. Mas o prefeito da cidade, General Ângelo Mendes de Morais, apoiado pelo jornalista Mário Rodrigues Filho conseguiu levar o projeto para frente. Seu primeiro jogo um amistoso entre seleções do Rio de Janeiro e São Paulo no dia 16 de junho de 1950. Didi foi o primeiro autor de um gol no estádio.
O primeiro jogo oficial ocorreu em 24 de junho de 1950 pela Copa do Mundo. Vitória do Brasil sobre o México por 4 a 0, gols de Ademir Menezes (2), Baltazar e Jair Rosa Pinto; com arbitragem do inglês George Reader.
Popularmente se diz que na final da Copa do Mundo de 1950 havia um público de mais de 200.000 pessoas. Porém o público oficial registrado naquele dia foi de 173.850 pagantes, não constituindo o recorde de público pagante da história do Maracanã. O maior público oficial do Maracanã é de 183.341 pagantes, registrado em 31 de agosto de 1969, no jogo válido pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 1970, disputado entre o Brasil e o Paraguai, cujo resultado final foi de 1x0 para os brasileiros..
O Maracanã teve como seu maior artilheiro o jogador do Flamengo Artur Antunes Coimbra, o Zico. Ele marcou 333 gols nas 435 partidas que disputou no estádio. Já Pelé é o jogador que mais marcou gols no Maracanã com a camisa da Seleção Brasileira: 30 gols em 22 partidas.
Depois de uma ampla reforma ocorrida em 1999, o estádio teve sua capacidade reduzida para 103.022 pessoas, pois foram instalados assentos individuais no anel superior. O Maracanã ficou fechado entre abril de 2005 e janeiro de 2006 para obras (rebaixamento do nível do campo) e colocação de cadeiras, no lugar da antiga Geral. Em 2007 ocorreu a construção de novas rampas de acesso para as cadeiras e arquibancadas. Nesse mesmo ano, foi palco do futebol e das cerimônias de abertura e encerramento dos Jogos Pan-Americanos de 2007 no Rio de Janeiro.
Em 2010, o estádio foi novamente fechado para obras, visando a Copa do Mundo de 2014. Estima-se que em 2012 o Maracanã estará novamente apto a receber jogos e, quem sabe, a Nação.
Curiosidades
O nome Maracanã vem de um tipo de papagaio conhecido na Região Norte do Brasil como Maracanã-guaçu. A referência com o estádio é devido ao rio Maracanã que cruzava a Tijuca e São Cristóvão, desaguando nas águas da Baía de Guanabara. Hoje este rio encontra-se canalizado parcialmente subterraneamente.
O nome oficial do estádio, Mário Filho, foi dado em homenagem ao falecido jornalista carioca, irmão de Nelson Rodrigues, que se destacou no apoio à construção do Maracanã.
A maior goleada da história do Maracanã foi Flamengo 12 a 2 São Cristóvão, pelo Campeonato Carioca de 1956 e a segunda maior, Jamaica 1x11 Canadá pelo torneio de futebol feminino dos Jogos Pan-americanos de 2007.
O Maracanã foi palco do milésimo gol da carreira de Pelé (Vasco 1 a 2 Santos), em 19 de novembro de 1969) e também da despedida do Rei do Futebol da Seleção Brasileira (Brasil 2 x 2 Iugoslávia, em 18 de julho de 1971).
A partida final da Copa do Mundo de 1950, em que o Seleção Brasileira de Futebol foi derrotada pelo Uruguai é conhecida até hoje no Brasil como "Maracanaço", pelo fato de ter ocorrido no Maracanã.
O maior público-visitante de uma equipe de fora da cidade do Rio de Janeiro foi registrado na semifinal do Campeonato Brasileiro de 1976 entre Fluminense e Corinthians. Cerca de 40 mil torcedores do Corinthians e das outras torcidas cariocas rivais do Fluminense estiveram no Maracanã torcendo pela equipe paulista, entre os 146.043 pagantes, assim como outros milhares de torcedores não pagantes que estiveram no Maracanã.
Públicos acima de 100.000 pessoas, comuns nesse estádio, foram se tornando raros desde 1993, quando o estádio começou a passar por diversas reformas para modernização. A última grande assistência recebida foi na partida Botafogo 0x0 Juventude, que deu o título da Copa do Brasil de 1999 ao time gaúcho e teve público presente de 101.581 pessoas.
Devido a sua magnitude e a sua carga histórica de grandes acontecimentos (como a ocorrência do milésimo gol de Pelé ou do famoso Maracanaço), o Maracanã recebeu o apelido de "Templo do Futebol".
O jornalista Mário Rodrigues Filho era torcedor do Flamengo.
Histórico do Flamengo no estádio. (até 06/09/2010)
Partidas: 1905
Vitórias: 1023
Empates: 473
Derrotas: 409
Aproveitamento: 61,98%
Partidas
Primeira Partida do Flamengo
Flamengo 3 x 1 Bangu
Competição: Amistoso
Data: 23/07/1950
Estadio: Maracanã - Rio de Janeiro
Time: Claudio(Antoninho), Juvenal, Bigode, Biguá, Bria, Valter, Aloísio, Arlindo, Hélio, Lero e Esquerdinha.
Gols: Aloísio(2) e Lero.
Flamengo 12 x 2 São Cristóvão
Competição: Campeonato Carioca - 2º Turno
Data: 27/10/1956
Estádio: Maracanã - Rio de Janeiro
Time: Ari, Tomires, Pavão, Milton Copolilo, Luís Roberto, Jordan, Joel, Paulinho, Índio, Evaristo e Zagallo.
Gols: Índio(4), Evaristo(5), Luís Roberto, Paulinho e Joel.
Comentarios