[PRÉ-JOGO] Palmeiras x Flamengo
Atacantes se destacaram nos dois times que duelam nesta quarta. Verdão tenta sair da zona da degola, e Rubro-negro espera consolidar evolução
Obina iniciou recentemente sua segunda passagem pelo Palmeiras. Fez só um gol, contra o Náutico, e por isso quer mais. A parceria com o artilheiro Barcos está cada vez mais afinada. Mas se tiver gol contra o Fla, nada de festa. A ordem é respeitar o clube que defendeu entre 2005 e 2009. Pelo clube carioca, foram 182 jogos e 41 gols, alguns deles decisivos: no título da Copa do Brasil em 2006, e na final do estadual de 2008. Ele deixou o Fla para defender o Palmeiras pela primeira vez, em 2009.
Já Vagner Love fez o caminho inverso, apesar de nascido no Rio de Janeiro. Revelado pelo Palmeiras em 2003, ele fez gols importantes na campanha que devolveu a equipe à elite do futebol brasileiro. Negociado com o CSKA, ele teve um breve retorno em 2009, no Campeonato Brasileiro, mas saiu depois de uma briga com um grupo de torcedores na porta de uma agência bancária, em São Paulo. Dias depois, foi apresentado no Flamengo. No total, Love tem 54 jogos e 32 gols com a camisa do Verdão.
– Vou secar o Vagner Love e tentar fazer os gols (risos). Mas falar de duelo antes do jogo é complicado. Depende muito de como cada um vai estar na hora mesmo. O Vagner é um grande jogador, voltou a marcar. Do nosso lado tem o Barcos também, que está fazendo muitos gols. Vai ser um bom duelo dos atacantes – disse Obina.
Dentro de campo, há outras atrações. Com 13 pontos na tabela e louco para acabar com a irregularidade, o Verdão tenta deixar a zona de rebaixamento com uma vitória. A intenção é somar pelo menos sete pontos nos últimos três jogos do primeiro turno. A boa notícia é a volta de Valdivia depois de seis partidas fora. Ele se recuperou de uma lesão na coxa e está pronto para ajudar Luiz Felipe Scolari.
O Artilheiro do Amor ficou oito partidas sem fazer gol, o maior jejum dele com a camisa do clube. Nas duas últimas rodadas, no entanto, a "inhaca", como ele mesmo disse, saiu. Pela primeira vez ele fez dois gols em dois jogos seguidos pelo Flamengo. Agora, são oito no Brasileiro. O camisa 99 divide a artilharia do campeonato com Fred, do Fluminense, e Alecsandro, do Vasco.O Flamengo, depois de duas vitórias seguidas, resgatou a confiança. O trabalho de Dorival Júnior começa a fazer efeito, e um padrão tático está sendo implantado. O Rubro-Negro tem 22 pontos e está em nono lugar - tem um jogo a menos. A reação passa por Vagner Love.
O GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os lances em Tempo Real, a partir das 21h50m, com vídeos. A TV Globo transmite a partida para as seguintes praças: Bauru, Itapetininga, São José do Rio Preto e Sorocaba (SP), RJ, MG, ES, BA, CE, PB, SE, MA, RN, AL, PI e regiões Sul, Norte e Centro-Oeste. Já o PFC transmite para todo o Brasil, pelo sistema pay-per-view.
Palmeiras: Felipão terá o retorno de Valdivia, recuperado de uma lesão na coxa direita, mas não confirmou se ele começa em campo ou no banco de reservas. Caso fique no banco, Fernandinho será mantido na armação de jogadas pelo quarto jogo seguido. O resto do time deve ser o mesmo, com Obina e Barcos no ataque: Bruno, Artur, Maurício Ramos, Thiago Heleno e Juninho; Henrique, Marcos Assunção, Patrik e Valdivia (Fernandinho); Obina e Barcos.
Flamengo: Dorival Júnior foi obrigado a fazer mudanças no time. Sem Marcos González, que está com a seleção chilena, e Victor Cáceres, que vai defender a seleção paraguaia, Marllon entra na zaga e Ibson no meio-campo. Na lateral direita, Léo Moura retorna após cumprir suspensão. Nas demais posições, será o mesmo time que venceu o Náutico na rodada passada. A escalação: Felipe, Léo Moura, Welinton, Marllon e Ramon; Luiz Antonio, Ibson e Renato; Negueba, Vagner Love e Thomás.
Palmeiras: João Vitor, por opção técnica, não joga. Além dele, são quatro lesionados, nenhum com previsão de retorno confirmada. Daniel Carvalho, com lesão na coxa esquerda, e Maikon Leite, com problema na coxa direita, estão entregues ao departamento médico. Luan e Wesley já correm em volta do gramado, mas ainda se recuperam de lesões na coxa e no joelho direito, respectivamente.
Flamengo: além de González e Cáceres, que disputam amistosos por suas seleções, Dorival não pode contar com o zagueiro Thiago Medeiros, que sente dores no quadril, os volantes Airton e Amaral, em recuperação de problemas musculares, e Maldonado, que se recupera de cirurgia no joelho esquerdo. O atacante Diego Maurício foi negociado com o futebol russo e está fora do clube. O meia Bottinelli não foi relacionado.
Palmeiras: Daniel Carvalho, Henrique e Márcio Araújo.
Flamengo: Ibson, Liedson, Marllon, Ramon e Wellington Silva.
Célio Amorim (SC) apita a partida, auxiliado por Rosnei Hoffmann Scherer (SC) e Ezequiel Barbosa Alves (MS). Célio Amorim arbitrou dois jogos no Brasileirão, marcou 62 faltas (média de 31 por jogo), aplicou sete amarelos (média de 3,5 por jogo), nenhum vermelho e um pênalti (média de 0,5 por jogo). O campeonato tem média de 4,6 amarelos, 0,2 vermelho, 36,1 faltas e 0,2 pênalti.
Palmeiras: Valdivia. Após seis jogos fora da equipe, o chileno volta para tentar dar um toque de qualidade ao meio-campo alviverde, que tem sofrido para armar boas jogadas. O Mago é arma fundamental para a equipe vencer e sair logo da zona de rebaixamento.
Palmeiras: Valdivia. Após seis jogos fora da equipe, o chileno volta para tentar dar um toque de qualidade ao meio-campo alviverde, que tem sofrido para armar boas jogadas. O Mago é arma fundamental para a equipe vencer e sair logo da zona de rebaixamento.
Flamengo: Vagner Love. Depois de fazer quatro gols em dois jogos, não há como tirar os olhos dele. O atacante voltou a ser o protagonista do Flamengo e está na briga pela artilharia do Brasileirão. Ele marcou oito vezes, assim como Fred, do Flu, e Alecsandro, do Vasco.
Obina, atacante do Palmeiras: “O Flamengo está motivado com o Dorival, mas temos de saber que estamos vindo de derrota, precisamos logo de uma vitória. Não pode se desesperar. Precisamos do apoio do nosso torcedor para sair rapidamente dessa situação que nos incomoda tanto”.
Obina, atacante do Palmeiras: “O Flamengo está motivado com o Dorival, mas temos de saber que estamos vindo de derrota, precisamos logo de uma vitória. Não pode se desesperar. Precisamos do apoio do nosso torcedor para sair rapidamente dessa situação que nos incomoda tanto”.
Renato, meia do Flamengo: “É um clássico regional. O Palmeiras é um time muito bom, que já conseguiu o objetivo de chegar à Libertadores do ano que vem. Não vive um momento bom, mas não deixa de ser o Palmeiras. Sabemos que vamos encontrar um adversário dificil. Temos de jogar com inteligência. Sabemos que temos condições de chegar à vitória”.
* Quem tem vantagem? Confira o histórico do confronto na Futpédia.
* O time da casa não vence o confronto há seis jogos. A última vitória de mandante foi do Flamengo, em 2008, uma goleada por 5 a 2 no Maracanã. Desde então, o Fla venceu duas vezes em São Paulo, o Verdão venceu outras duas no Rio de Janeiro, e os rivais empataram mais duas vezes.
* Quem sai na frente no placar costuma se dar bem, pois a história só registra duas viradas entre Palmeiras e Flamengo. Em 1983, o Fla fez o primeiro gol, mas acabou perdendo por 3 a 1. Em 2006, o Verdão abriu o placar, mas o rival virou para 2 a 1.
* O Flamengo só jogou uma vez na Arena Barueri, palco do jogo desta quarta-feira. E perdeu. Na luta pelo título brasileiro de 2009, o Rubro-negro levou 2 a 0 do Grêmio Barueri, sensação daquela temporada, em jogo válido pela 32ª rodada. Os pontos perdidos não fizeram falta, e o Fla acabou campeão.
Em 12 de outubro de 2011, o Palmeiras conseguiu um empate até certo ponto heroico no Engenhão. O resultado de 1 a 1 veio um dia depois de uma enorme crise no Palestra Itália – João Vitor brigou com torcedores, o elenco se recusou a concentrar, e Kleber prometeu que nunca mais jogaria pelo clube. O Flamengo aproveitou os problemas do rival e abriu o placar com Thiago Neves, no primeiro tempo. Maikon Leite empatou na segunda etapa após boa jogada de Cicinho pela direita.
Comentarios