[PRÉ-JOGO] Figueirense x Flamengo
Catarinenses estão na lanterna do Brasileiro e há seis jogos só perdem. Rubro-Negro não vence há quatro rodadas e está apenas na 13ª posição
O Flamengo tem o dobro de pontos do adversário, mas a situação não é nada confortável. O Rubro-Negro, com um jogo a menos, é o 13º na tabela. A distância para o Z-4 é curta, só quatro pontos, e preocupa. O adiamento do jogo contra o Atlético-MG, marcado para sábado passado, ajudou Dorival Júnior. O técnico teve mais tempo para armar a equipe e começa a implantar um padrão tático. Foram coletivos e mais coletivos, muitos testes e algumas mudanças na formação.
No Figueirense, o discurso antes de enfrentar o Flamengo é de vitória a qualquer custo. Para não cair no desespero de vez, o clube catarinense busca de todas as formas reencontrar a vitória que não desde 19 de maio, quando venceu o Náutico, na primeira rodada. E para isso, o técnico Hélio dos Anjos, o segundo treinador do clube, altera mais uma vez a forma de jogar da equipe e foca no sistema defensivo. Hélio prepara um esquema com três volantes.
A Rede Globo transmite a partida para RJ, SC (menos Florianópolis), ES, DF, RS, BA, AL, PB, RN, CE, PI, MA, PA, AM, RO, AC, RR, AP e cidade de Petrolina (PE). O Premiere, pelo systema pay-per-view, mostra o jogo para todo o Brasil. O GLOBOESPORTE.COM acompanha a partida em Tempo Real.
As escalações
Flamengo: o adiamento do jogo contra o Atlético-MG, marcado para sábado passado, foi bom para o Flamengo. Recém-chegado, Dorival Júnior teve mais tempo para montar a equipe. Foram muitos coletivos e várias experiências. Todos os setores do time passaram por observações, e o treinador decidiu fazer mudanças importantes. No gol, Paulo Victor dá lugar a Felipe. Na zaga, Thiago Medeiros ganha uma chance, enquanto Welinton nem no banco vai ficar. No meio, Cáceres vai estrear. Ibson, que não vive boa fase, sai para a entrada de Renato. Na frente, Negueba e Thomás jogarão ao lado de Vagner Love. A escalação: Felipe, Léo Moura, Thiago Medeiros, González e Ramon; Cáceres, Luiz Antonio e Renato; Negueba, Thomás e Love.
Quem está fora
Figueirense: Almir segue fora com problemas no tornozelo direito e por isso Ronny entra na equipe. O goleiro Ricardo, que sofreu uma entorse no tornozelo na última rodada, ficará até duas semanas em tratamento. Túlio, com problemas na coxa, deve retornar na próxima semana. O departamento médico conta ainda com o meia Botti, os atacantes Niell e Héber, o goleiro Tiago Volpi e o volante Toró.
Flamengo: Airton, com lesão muscular na coxa direita, e Maldonado, que se recupera de cirurgia no joelho esquerdo, continuam fora. Deivid está em fase de recuperação física depois de torcer o tornozelo direito.
Pendurados
Figueirense: Anderson Conceição, Doriva, Sandro e Túlio.
Flamengo: Ibson, Liedson, Marcos González, Marllon e Ramon.
O Árbitro
Leandro Pedro Vuaden (Fifa/RS) apita a partida, auxiliado por Tatiana Jacques de Freitas (Fifa/RS) e Rafael da Silva Alves (RS). Leandro Vuaden arbitrou quatro jogos no Brasileirão, marcou 145 faltas (média de 36,2 por jogo), aplicou 13 amarelos (média de 3,3 por jogo), um vermelho (média de 0,2 por jogo) e um pênalti (média de 0,2 por jogo). O campeonato tem média de 4,6 amarelos, 0,2 vermelho, 36,1 faltas e 0,3 pênalti.
Fique de olho
O que eles disseram
Hélio dos Anjos, técnico do Figueirense: “Eu preciso rever o espírito desta equipe. É preciso alterar a alma deste grupo”.
Números e curiosidades
* Flamengo e Figueirense se enfrentaram nove vezes em Florianópolis pelo Campeonato Brasileiro, com três vitórias do Figueira, três do Fla e três empates.
* A média de gols dos jogos entre Flamengo e Figueirense em Brasileiros é de quase três por partida. Em 16 jogos, foram marcados 46 gols, metade deles nos últimos seis jogos. Apenas dois duelos entre as equipes terminaram sem abertura de placar: em 2003, no Orlando Scarpelli, e no ano passado, no Engenhão.
* Figueirense e Flamengo estão entre as seis equipes que mudaram de técnico neste Brasileiro 2012. O Figueira trocou Argel Fucks por Hélio dos Anjos após a 10ª rodada. Já o Fla trocou seu treinador uma rodada mais tarde, na 11ª, tirando Joel Santana e contratando Dorival Júnior.
Último confronto
Figueirense e Flamengo se enfrentaram pela última vez em 17 de novembro do ano passado. Em jogo realizado no Engenhão, ninguém marcou. Os times jogaram diante de 24.385 pagantes. O Rubro-Negro atuou com Paulo Victor, Léo Moura, Alex Silva, David Braz e Junior Cesar; Airton (Muralha), Willians, Renato (Thomás) e Thiago Neves; Ronaldinho e Deivid (Jael). Vanderlei Luxemburgo era o técnico. O Figueira tinha Wilson, Bruno, Édson Silva, Roger Carvalho e Juninho; Ygor, Túlio (Jônatas), Coutinho e Elias (Fernandes); Wellington Nem e Júlio César (Aloísio). Jorginho comandava os catarinenses.









Comentarios