Fla não perde do Santos desde 2007, jogo marcado por polêmica de Joel.
HÁ CINCO ANOS, PEIXE VENCEU POR 3 A 0, E TÉCNICO FOI FLAGRADO DIZENDO: ‘SE FICAR DE PALHAÇADA, METE A PORRADA MESMO’. INVENCIBILIDADE JÁ DURA NOVE JOGOS.
- Se ficar de palhaçada, mete a porrada mesmo... se ficar de palhaçadinha...- gritou Joel, enquanto o time do Santos tocava a bola e a torcida gritava “olé”.
- Quando uma equipe está jogando pra frente, dominando o jogo para fazer gol, dá de seis, não tem problema. Mas quando começa a entrar num ato de deboche, tocar para trás, aí cada um vê de uma maneira, eu pedi mais marcação da minha equipe.
Então técnico do Santos, Vanderlei Luxemburgo deu razão a Joel:
- Meus jogadores ficaram tocando a bola para trás, e tem que chegar duro mesmo. Acho que o Joel está certo.
Na ocasião, o treinador foi julgado pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) por conta da orientação. Absolvido, Joel chegou a ameaçar pendurar a prancheta.
- Somos (técnicos) pressionados por todos os lados. Se for para ficar mudo, sem falar nada na área técnica, vou largar a carreira. Estão tirando tudo de bom do futebol. Aquilo lá foi um desabafo. Qualquer pessoa que joga pelada sabe disso – disse o treinador, depois da absolvição.
Na derrota por 3 a 0, o Flamengo teve a seguinte formação: Bruno, Leonardo Moura, Irineu, Ronaldo Angelim, Juan, Jailton (Paulo Sergio), Cristian, Ibson, Roger (Maxi Biancucchi), Renato Augusto e Obina.
- Na verdade, só fui ver essa frase depois, na TV – disse Léo Moura, um dos remanescentes daquela época.
Mesmo com a derrota em sua estreia e a repercussão da polêmica orientação, Joel se tornou peça fundamental para a condução do time em 2007. Depois de passar 13 rodadas na zona de rebaixamento, o time subiu na tabela, terminou na terceira colocação e conseguiu a classificação para a Libertadores de 2008. Em 26 jogos sob o comando de Joel naquela temporada, o Rubro-Negro conquistou 15 vitórias, teve quatro empates e amargou sete derrotas, num aproveitamento de 62,8%.
Flamengo e Santos jogam domingo, às 16h, no Engenhão. Nos últimos nove jogos desde o episódio da "palhaçadinha", o Rubro-Negro venceu cinco e empatou quatro. Em 2011, pelo primeiro turno do Brasileirão, uma partida que entrou para a história e terminou 5 a 4 para o time carioca, com atuação de gala de Ronaldinho Gaúcho, que fez três gols.
Comentarios