Artilheiros, Neymar e Vagner Love tomam rumos diferentes na Seleção
Enquanto o técnico Mano Menezes anunciava a convocação da Seleção para o Superclássico das Américas, contra a Argentina, havia a expectativa sobre quais seriam os centroavantes do time. Vagner Love, do Flamengo, figurava entre os candidatos para fazer companhia a Neymar, do Santos, mas foi novamente preterido. Mais uma vez o Artilheiro do Amor viu Mano escolher outros atletas. Desta vez, além do santista, foram chamados Luis Fabiano, do São Paulo, Leandro Damião, do Internacional, e Wellington Nem, do Fluminense.
Ficar fora da lista já não é uma novidade para Love, que nunca foi convocado por Mano Menezes, que assumiu a Seleção em julho de 2010. O atacante, campeão da Copa América em 2004 e 2007, recebeu chances com Parreira (seis jogos) e Dunga (em 22 partidas), marcando quatro gols. A sua última partida com a amarelinha foi em novembro de 2007, na vitória do Brasil sobre o Uruguai, por 2 a 1, no Morumbi, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2010. Enquanto isso, Neymar foi chamado 15 vezes por Mano e está entre os mais lembrados neste período de renovação, atrás apenas de Daniel Alves, do Barcelona, e David Luiz, do Chelsea, com 16 convocações cada.
A situação na Seleção resume o contraste entre os dois atacantes que serão rivais na noite desta quarta-feira, às 22h, na Vila Belmiro, no confronto entre Santos e Flamengo, válido pela 24ª rodada do Brasileirão.
Mesmo com rumos bem distintos na Seleção, Neymar e Love se assemelham no faro de gol. O santista é o artilheiro disparado do Peixe na temporada, com 33 gols em 36 jogos. Love, por sua vez, vem bem atrás. Ele é o maior goleador rubro-negro no ano, mas tem média inferior à do Moicano, com 21 bolas na rede em 37 partidas. Mesmo assim, disputa a artilharia do Brasileirão com Luis Fabiano, já que ambos têm dez gols, e Fred, do Fluminense, que marcou 11 vezes e é o líder do quesito. Agora, tenta conduzir a recuperação do Flamengo para tentar conquistar Mano.
– Seria muito bom disputar uma Copa do Mundo no Brasil. É algo que penso e sonho. Vou procurar trabalhar forte no Flamengo para voltar a ter uma chance na Seleção – disse Love.
Enquanto isso, Neymar volta ao Alvinegro justamente depois de defender o Brasil nos amistosos contra África do Sul (1 a 0) e China (8 a 0), no qual marcou três vezes e virou o terceiro maior santista artilheiro na Seleção. O atacante reencontra o Flamengo na Vila Belmiro. Palco e adversário lhe trazem lembranças boas e ao mesmo tempo ruins, do histórico 5 a 4 do Rubro-Negro sobre o Peixe, no dia 27 de julho de 2011 (assista ao vídeo), com show dele e de Ronaldinho Gaúcho, hoje no Atlético-MG. Foi nesta partida em que o camisa 11 fez o gol que lhe rendeu o Prêmio Puskas da Fifa de gol mais bonito da temporada.
Por outro lado, a trajetória de Ronaldinho pode servir de inspiração para Love, com exceção da saída conturbada do Flamengo. Após o show naquela eletrizante partida, em que marcou três vezes, o astro seguiu subindo de produção até ser convocado por Mano Menezes no dia 18 de agosto. Foi o retorno do jogador para a Seleção depois de nove meses afastado.
Se os personagens mudaram e as situações de Santos e Flamengo também pioraram em relação ao confronto do ano passado, ao menos os dois times podem contar com seus artilheiros. Com caminhos opostos na Seleção, Neymar e Vagner Love seguem trilha bem parecida quando procuram o gol.
Comentarios