Técnico que apostou em Neymar destaca qualidade dos garotos, mas diz: ‘Não podemos jogar responsabilidade excessiva em cima desses meninos’
No empate em 0 a 0 com a Portuguesa na noite desta quinta-feira, no Engenhão, Adryan e Mattheus começaram como titulares. Thomás entrou no segundo tempo no jogo que marcou a estreia de Dorival Júnior no comando do Flamengo. Joel Santana, seu antecessor, pouco utilizou as jovens promessas, e sofreu pressão por conta disso. O novo treinador destacou a qualidade dos jogadores, mas apresentou um escudo para que eles não carreguem o peso de ter que mudar o atual panorama do time. Mais do que bombeiros para apagar focos de más atuações, Dorival quer evitar que eles se queimem.
- Tem muita qualidade na chegada desses garotos. Agora, não podemos jogar responsabilidade excessiva em cima desses meninos, correndo um risco de queimá-los prematuramente – afirmou Dorival Júnior.
No Santos, em 2010, o técnico teve o mérito de apostar nos meninos da Vila, então promessas alvinegras. Um deles era Neymar. E, ao mesmo tempo em que apostava no sucesso do atacante, Dorival teve postura enérgica com o jovem talento. Durante um jogo contra o Atlético-GO, pelo Brasileirão, o treinador não deixou o jogador cobrar um pênalti, pois já havia desperdiçado cobranças em outras partidas. Revoltado, o jovem se descontrolou e xingou o técnico.
O ato de indisciplina causou a Neymar uma suspensão imposta pela diretoria. Dorival considerou a punição muito branda. Na véspera do clássico com o Corinthians, ele anunciou que o jogador continuava fora, surpreendendo os dirigentes, que o demitiram. No fim das contas, porém, Dorival perdeu a briga. Foi demitido pouco depois das punições ao jovem atacante.
Ao analisar o atual cenário do futebol brasileiro, Dorival enxerga precipitação em algumas apostas feitas em jovens valores.
- Tem acontecido lançamento prematuro de garotos. O país está passando por um processo como esse. Infelizmente, estamos antecipando etapas importantíssimas na formação dos meninos, tem sido um risco muito grande. Já estamos há alguns anos perdendo em qualidade. Alguns clubes insistem e perdem a oportunidade de preparar melhor os jogadores para que os meninos se consolidem – afirmou o treinador rubro-negro.
Dorival dá a receita para que os jovens do Flamengo possam ter sucesso, mescla paciência com trabalho, e faz um pedido:
- O Brasileiro é um campeonato com várias dificuldades. O lançamento de vários meninos demanda um pouco de tempo, paciência e muito trabalho, o torcedor tem que entender.
O técnico não confirmou se Adryan, Mattheus, Thomás, entre outros, serão lançados como titulares. E apontou um fator que facilitaria o processo.
- De repente podem (ser titulares). Mas desde que a equipe esteja compacta – completou.
O time volta a campo domingo para enfrentar o São Paulo, no Morumbi, às 16h.
Comentarios