Novo patrocinador do Fla ocupará espaço nobre da camisa só até abril
Em maio, marca da montadora
francesa Peugeot será estampada nas costas do uniforme e deixará área do
peito vaga para outra empresa
Anunciada nesta segunda-feira como primeira patrocinadora da nova gestão do Flamengo,
a Peugeot publicou em seu site oficial uma nota sobre o acordo que
esclarece a parceria com o clube. Segundo o texto, a marca da montadora
de automóveis será exibida na parte frontal da camisa rubro-negra apenas
até abril. A partir daí, o nome da empresa passará para as costas. O
espaço mais nobre do uniforme ficará disponível para outro anunciante a
partir de maio. A data coincide com a chegada da Adidas, que a partir do
Campeonato Brasileiro será a fornecedora de material esportivo no lugar
da Olympikus.
O esclarecimento prestado pela empresa foi divulgado também pelo
Flamengo. Durante a apresentação oficial da parceria, estes detalhes não
haviam sido revelados. A informação justifica o valor acertado entre as
partes. O vice-presidente de marketing do clube, Luiz Eduardo Baptista,
o Bap, não divulgou quanto o Rubro-Negro receberá por cada um dos três
anos de contrato com a Peugeot, mas informações dão conta de que serão
R$ 10 milhões por temporada, com variáveis que podem chegar a R$ 15
milhões - total entre R$ 30 e R$ 45 milhões. Na entrevista coletiva
desta segunda, Bap disse que a estratégia inicial, que era de promover
um rodízio com três marcas no espaço do pratrocínio master do uniforme,
está descartada num primeiro momento.
O
valor de R$ 10 milhões por ano virou assunto entre os torcedores nas
redes sociais por ser considerado baixo para o patrocínio master. O
Corinthians, por exemplo, receberá R$ 12 milhões por ano para estampar a
marca da Fisk na barra da camisa. No espaço nobre, a Caixa Econômica
Federal rende ao clube paulista outros R$ 30 milhões.
No contrato com a Adidas há uma
cláusula de limitação de patrocínios. O documento prevê um modelo de
exceção para 2013, mas, a partir de janeiro de 2014, a Adidas não
permitirá que o clube exiba mais de duas marcas no uniforme. O escudeto
do Unicef, parceiro rubro-negro, será retirado do uniforme em breve,
pois o vínculo com a entidade não foi renovado.
O novo acordo
permite a permanência dos patrocinadores atuais, mas apenas a Tim
ficará. O vínculo com a empresa de telefonia móvel vai até o fim de
2013. Já os acordos com a Cosan e com o banco BMG chegam ao fim na
primeira quinzena de fevereiro. Para novos acordos, terão de ser
seguidas as normas do contrato com a Adidas. Pelas regras da empresa
alemã, o patrocinador principal do Flamengo deve assinar contrato de
vigência mínima de dois anos.
Em 2013, serão
permitidos até cinco patrocinadores e oito logotipos no uniforme. Só é
permitida a assinatura de patrocínios secundários até o fim de 2013. A
partir de janeiro de 2014, o Flamengo passa a ter o limite de dois
patrocinadores e quatro logotipos a serem exibidos no uniforme.










Comentarios