A desconfiança que até bem pouco tempo rondava a Gávea parece começar a tomar outros rumos. Após um início de ano com certo receio e um tanto quanto conturbado, o time do Flamengo conseguiu se acertar e terminar o primeiro turno do Carioca como o dono da melhor campanha.

Aos poucos, a equipe conseguiu superar as especulações geradas após a troca de diretoria e até mesmo a perda repentina do, até então, astro do elenco: Vagner Love.
Mesmo que ainda com certas carências no grupo, o Flamengo passou de um time repleto de dúvidas a favorito para dar o primeiro passo rumo ao título estadual.
O próprio Dorival Júnior admite que o time iniciou o Carioca sem muito crédito, mas conseguiu mudar o panorama. O treinador pede, porém, para que os jogadores mantenham a postura em campo nesta reta final para que os bons resultados continuem acontecendo.
– Foi uma primeira fase importante. Saímos desacreditados e, de repente, a equipe foi achando o encaixe. Passamos a adquirir o respeito pelas partidas. Respeitamos muito e foi uma primeira fase para o equilíbrio se reestabelecer. E agora não se pode errar, temos de manter essa postura, pois estamos vindo em uma crescente. Não perdemos a naturalidade, jogando com simplicidade, jogando bem e isso foi importante para os resultados – afirmou o técnico.
A boa campanha nesta primeira metade de campeonato mudou, inclusive, a autoestima do elenco rubro-negro, apesar de Dorival admitir que equívocos ainda acontecerão ao longo da competição:
– Ainda somos uma equipe que terá oscilações, mas seremos fortalecidos pelos jogos iniciais. E agora podemos acreditar mais em nós.
A torcida que antes falava com um sorriso amarelo sobre seu time, passou a cantar que o “Mengo vai jogar, é para lá de bom“. E, pelo menos por enquanto, tem sido para lá de bom para os rubro-negros mesmo, que ainda não viram derrotas.
Agora, para que aquele receio seja posto de lado de vez, basta aproveitar a vantagem e garantir a primeira taça do ano.
Sem reforços ‘pendentes’
A torcida já viu, mesmo que por alguns minutos, todos os reforços para a temporada em campo. Contra o Olaria, o meia Gabriel, único que ainda não havia feito a estreia, teve a oportunidade de entrar no segundo tempo e vestir pela primeira vez a camisa rubro-negra.
– Acho que é natural (rendimento abaixo do esperado) em razão do pouco tempo, foram poucos trabalhos com bola e estamos tentando acelerar esse retorno – avaliou o técnico Dorival Júnior.
Gabriel chegou em janeiro e foi a última cara nova a aparecer porque necessitava realizar alguns treinos específicos e ganhar peso, consequência de uma cirurgia a que foi submetido no nariz.